segunda-feira, 22 de junho de 2009

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO
O Regimento Interno deve ser obedecido e ensinado por todas as pessoas envolvidas com a Razão de Viver. O Coordenador e os monitores devem obedecê-lo de forma exemplar, ensinando o aos internos através de palavras e exemplos de vida. Cada interno deve se submeter e obedecer este regimento interno e exigir que o mesmo seja obedecido pelo Coordenador e os monitores. As pessoas que não concordarem com quaisquer ponto e ou não se submeterem ao mesmo não podem estar na Razão de Viver. Dê o seu melhor para que os outros possam estar também fazendo o mesmo.
1. Tempo de internação. O tempo que você deve estar na Razão de Viver é de no mínimo 6 meses.. Sendo que o primeiro mês é o Período de Adaptação. Após o período de adaptação o interno deve estar mais 5 meses. Porém aconselhamos que você fique pelo menos 9 meses.
2. Pertences permitido ao interno. Não será permitido ao interno estar com relógios, jóias, equipamentos eletrônicos, rádios ou qualquer equipamento que tenha valor comercial. Deve ter não muitas peças de roupa. Tudo deve ser usado, em hipótese alguma deve ter tênis ou roupas que sejam novos e tenham muito valor comercial. O monitor que fizer a checagem na hora da internação deve pedir para a família levar de volta tudo o que estiver fora destas especificações.
3. Documentos. O interno esta proibido de trazer documentos originais e manter em seu poder ou com o Coordenador. Deve sim trazer uma xerox dos seus documentos. A família deve levar de volta todos os documentos originais, caso o mesmo tenha trazido na internação.
4.Visitas ao Interno.O interno pode receber visitas todos os segundos domingos de cada mês. Após as nove horas da manhã. Nenhuma visita, em hipótese nenhuma, pode entrar dentro da casa. Isso é proibido. Somente parentes podem tirar o interno da Comunidade. Sendo que o mesmo deve estar de volta as seis horas da tarde. Os visitantes estão proibidos de deixar cigarros, dinheiro ou qualquer tipo de valor para o interno. Qualquer valor deve ser entregue ao Coordenador. É proibido ao interno beber bebida alcoólica, como cerveja , vinho ou outra e usar drogas. Fumar fora dos horários permitidos no Regimento Interno, é também desaconselhado, não engane você mesmo.
5। Uso de dinheiro। A.Nenhum interno pode estar com dinheiro em seu poder. Todo dinheiro deve estar com o Coordenador e este deve manter um livro caixa para controle do uso do mesmo. B. Qualquer compra na rua deve ter a aprovação do Coordenador. E deve ser de extrema nescessidade. É proibido comprar equipamentos eletrônicos, relógios, tênis ou roupas.C. Caso o Interno tenha um caixa e use qualquer tipo de drogas ou álcool, ou beber cerveja. Seu caixa será multado e zerado.D. Em caso de desistência do programa o Interno deve fornecer uma conta bancária do seu responsável para que o dinheiro seja depositado. O coordenador deve comprar a passagem com esse dinheiro e colocar o interno no ônibus. Em hipótese alguma liberaremos dinheiro vivo a internos.E. As comissões de vendas de tempero e jornais é estipulada pelo Coordenador.F. O Coordenador poderá multar o interno caso o mesmo tenha um comportamento que seja contrário ao Regimento Interno, mas só em caso do Interno não querer cumprir a disciplina.G. Quando o interno estiver em trabalho de venda de material nas ruas, e se atrazar ele deve imediatamente ligar para o coordenador e comunicar o atrazo. H. Em hipótese alguma um interno ou monitor pode estar sozinho nas ruas.I. O uso da camiseta da Razão de Viver e o crachá é obrigatório a todas as pessoas que estejam trabalhando nas ruas. Não é permitido estar sem identificação do uniforme ou do crachá, em nenhuma situação, mesmo quando se estiver viajando até o local do trabalho ou estiver lanchando. Isso é obrigatório nos casos de pessoas que estejam indo ao médico, hospitais ou outra tarefa de rua.J. Na venda de jornais ou tempero é proibido usar argumentos como. Estou com AIDS! ou Tem pessoas internas com AIDS! ou Estamos passando fome! ou alguma mentira. Não use argumentações que forcem as pessoas a comprar ou que contenham argumentos mentirosos. Seja verdadeiro naquilo que você faz, não queremos nada que venha da mentira.M. Na venda de jornais ou tempero é proibido pedir esmola. Com argurmentos como, colabore com qualquer quantia . Nós estamos vendendo jornais e temperos e não estamos esmolando dinheiro. Caso você faça isso será multado e seu caixa será zerado. N. Quando o interno estiver na rua é proibido ligar para a família. Caso o faça, será multado e seu caixa zerado.O. O dinheiro das multas deve ser usado para comprar alimentos, como pão e leite, pagar passagens de transfências ou qualquer outra despesa coletiva. Em hipotese alguma o coordenador ou monitores poderão usar o dinheiro das multas para uso pessoal.


5. Comunicação do interno com família e vice-versa.Os familiares poderão ligar para coordenador e pedir informações sobre o interno. Também poderá escrever cartas, que serão abertas e lidas antes de serem entregues ao interno, pelo coordenador ou o monitor responsável.O coordenador estipulará um dia e horário o interno telefonar, no máximo uma vez por semana. O interno não poderá telefonar mais de uma vêz por semana para qualquer que seja a pessoa e só poderá fazê-lo em horário e dia estipulado pelo coordenador. Porém pode escrever cartas que devem ser entregues ao coordenador abertas e seladas e este colocará no correio. Caso telefone quando estiver em trabalhos de rua, será multado e seu caixa será zerado.
6. Reclamações. O interno têm o direito de exigir que o Regimento Interno seja obedecido e cumprido pelo coordenador e pelos monitores. Caso isto não esteja acontecendo, o mesmo tem o direito de reclamar com os pastores ou com o supervisor. Está reclamação pode ser anônima. Toda reclamação será investigada e caso seja verdadeira, o Coordenador ou o Monitor será punido, multado ou substituido. Lembre-se quando o Regimento Interno não está sendo cumprindo, você está sendo lesado em seus direitos.
7. Alimentação. O interno deve alimentar-se com o que é servido na casa, não é permitido a internos, monitores ou mesmo ao coordenador alimentação exclusiva. Nós estamos vivendo em comunidade. A qualidade e quantidade de alimento na casa é responsabilidade do Presidente, que deve providênciar meios, como; campanhas de alimentos, ajuda de Igrejas ou empresas, açougues, padarias, varejões e mercados. Também poderá usar parte do dinheiro das vendas de jornais e temperos, caso a alimentação esteja fraca. Deve haver café da manhã, almoço, jantar, café da tarde.
8. Disciplina.Caso o interno desobedeça o regimento Interno, ele poderá ser disciplinado pelo Coordenador. Somente o coordenador pode dar disciplinas. Esta disciplina pode ser trabalho braçal, multas ou tranferências. O Coordenador deve tratar o interno com delicadeza e amizade, mesmo se o interno estiver completamente errado. O coordenador ou monitores não devem usar de violência verbal ou física. Como xingos, gritos, ofensas pessoais ou tapas, empurrões e murros. Caso não haja acordo o interno deve ser transferido para outra casa.
9. Uso de drogas e fugas.Caso o interno fuja para usar drogas ou álcool ou traga isto para dentro da casa, ou volte de trabalhos de rua, alcoolizado ou drogado, este interno não poderá mais estar interno nesta casa. Deve ser colocado pelo coordenador no ônibus para sua casa ou sua familia o vem buscar. O coordenador poderá também usar o dinheiro das multas para estas dispesas.
10. Higiêne pessoal. Higiêne pessoal é fator básico para o bom relacionamento dentro casa. Ninguém gosta de estar perto de "gambazinhos", pessoas que não tomam banho, não escovam dentes ou não usam desodorantes. Cada interno deve tomar pelo menos um banho diário, escovar os dentes após cada refeição, contar as unhas,usar desodorantes e estar sempre com a roupa limpa e passada.
11. Fumantes.Fumar é um hábito satânico, pois o cigarro é um vício e foi inspirado por Satanás. Nossa maneira de ajudar você a parar de fumar é através da redução de nicotina no seu sangue e o condicionamento psicológico do vício de fumar a um único lugar, o fumódromo. Como você está fumando apenas 12 cigarros por dia, você pode, se quizer e esperamos que queira, em poucas semanas abandonar totalmente está maldição terrível. 10. O Coordenador.O Coordenador é a figura chave e central no programa da Razão de Viver, desta forma ele deve ser amado e respeitado pelos monitores e os outros internos. É importante que você entenda que o Coordenador é alguém que realmente pode ajudar você. Ele gastou anos usando drogas, sabe tudo sobre isso. Ele entende onde você esteve. Mas o Coordenador não é um viciado derrotado, porque tornou-se um vencedor em Cristo, quando parou de usar drogas e mais que isso, hoje está ajudando outros a pararem também. Lembre-se, somente quem estava perdido e encontrou o caminho, pode ajudar outros a encontrar-se também.
12. Saídas da Casa.Não é permitido a nenhum interno ou monitor estar sozinho fora da casa. Saídas para médicos, dentistas, foros só é permitido se acompanhado por um monitor. Ambos devem usar identificação através de crachá ou camiseta.
13. Uso de drogas ou álcool.O interno que fugir para usar drogas, trazer droga, cigarro ou álcool para dentro da casa, voltar de trabalho de rua álcoolizado ou drogado, será multado sumáriamente e seu caixa será zerado. Ele também não poderá mais permanecer na casa, sendo que será transferido pelo Coordenador para outra casa.
21. Relações sexuais.Não é permitido qualquer tipo de relações sexuais. Pessoas com tendência homossexual devem procurar o Coordenador e pedir ajuda e aconselhamenrto específico para este problema. Os casados poderão no período de visitas sair com suas esposas, porém à namorados não é permitido o mesmo previlégio. As pessoas com problemas com masturbação também devem procurar aconselhamento específico para aprenderem a controlar seus instintos sexuais. Fale com o coordenador.
22. Namoros.É proibido ao interno iniciar namoro enquanto estiver na condiçào de interno. É importante que se tenha consciência que enquanto não se resolver o problema da drogadepenência não se pode assumir a responsabilidade de um relacionamneto emocional. Caso seja comprovado que o interno está começando um namoro ele deve ser transferido para outra casa.
23. Liderança negativa. Não é permitido discussões, xingamentos, palavrões, bate-bocas, inimizades, agressões por parte do interno, monitores ou Coordenador. É proibido fazer sinais obcenos. Não se pode falar sobre drogas ou sobre sua antiga vida nas drogas. Você poderá somente falar sobre suas experiências quando estiver testemunhando libertação. Nas reuniões você poderá também partilhar seus sentimentos, sempre com a autorizaçào do Coordenador. Não deixe Satanás usar sua boca para incentivar outros a voltar para as drogas, não fale sobre drogas ou atividades do velho viciado.
24. Programação de Atividades:Segunda á sexta07hs00 - Acordar07hs30 - Café da Manhà08hs00 - Curso Básico09hs30 - Trabalhos internos e externos12hs00 - Almoço14hs00 - Curso Básico - Revisão16hs00 - Café16hs30 - Lazer e descanso18hs00 - Banho20hs00 - Jantar20hs30 - Reunião Noturna / TV22hs30 - Dormir
ATENÇÃOÉ obrigatório a todas as pessoas envolvidas com a Razão de Viver, Coordenadores, Monitores e Internos participarem das reuniões da manhã e da noite. Nenhuma desculpa deve ser dada, principalmente por vendedores, tais como estou cansado, Isso é uma desculpa esfarrapada que se dá quando se está frio na fé, ou até mesmo caído. Mesmo cozinheiros devem participar das reuniões. Não se deve sair para trabalhos de rua antes do término das reuniões matinais. Estamos aqui para mudarmos de vida. Se buscarmos ao Senhor, Ele irá abençoar nossas vidas. Não estamos aqui para ganharmos dinheiro, não somos uma empresa, somos Obra de Deus. Nunca se esqueça disso.
25 - Sábados e DomingosSábados e domingos são dias que devem ser usados para lazer, receber visitas, limpesa geral na Comunidade, planejamento para a próxima semana.
Reuniões Matinais e Reunião da NoiteAs reuniões matinais e as reuniões da noite que acontecem de segunda a sexta, em hipotese alguma podem ser cancelados. O interno só pode se dedicar a trabalhos de rua após o termino da Reunião Matinal, e deve voltar a tempo de participar da reuniào da noite.
Curso BásicoÉ fundamental que cada interno gaste pelo menos 2 horas por dia, estudando e copiando os textos bíblicos do Curso Básico. Alguns internos dizem que estão muito ocupados com os trabalhos nas ruas ou trabalhos internos que não dá tempo para fazerem o Curso Básico. Isso é enrolação, você tem que fazer o Curso Básico. Você precisa fazer o Curso Básico. Você está aqui para fazer o Curso Básico. O Curso Básico é o que você precisa saber para abandonar as drogas. Não têm nenhum motivo, nenhuma justificativa para não se fazer o Curso Básico.
Organograma das Reuniões1. Declaração dos que estão livres das drogas.( 5 primeiras declarações,1 à 5 )2. Oração de abertura3 Avisos gerais pelo Coordenador.8. Explicação de pontos do Regimento Interno, onde alguém tenha dúvidas.8. Oração de encerramento.9. Declaração dos que estão livres das drogas. ( 5 últimas declarações, 6 à 10 )
OBS: As reuniões devem durar no mínimo uma hora e meia e não mais que duas horas. Todas as reuniões devem obedecer este organograma, e não se deve omitir nenhuma das atividades mencionadas. Como você está percebendo todas as reuniões comecam e terminam com a Declaração dos que estão livres das drogas.
26. Regras de uso dos alojamentos01 - Mantenha sua cama sempre limpa e arrumada, lave e troque semanalmente as peças da cama.02 - Não sente ou deite em cama alheia.03 - Roupas e objetos pessoais devem ficar guardados em malas e bolsas. Sempre muito limpas. Ou então muito bem pendurados nos cabideiros.04 - Não deixe toalhas ou roupas pendurados nas beliches.05 - É proibido entrar em dormitório que não é o seu.06 - Em horários de trabalhos internos ou de rua, estudos e reuniões é proibido estar nos quartos.07 - Sapatos, chinelos, tênis, etc..., devem estar limpos e nunca exalando cheiros.08 - Mantenha suas roupas sempre limpas, não às guarde sem lavar.09 - No periodo de dormir é proibido falar ou conversar.10 - Procure usar bom ar para manter um cheiro agradável no quarto.11 - Só é permitido deitar na cama quando em horários de descanso ou de dormir.12 - É proibido fumar nos quartos.13. É expressamente proibido colar figuras, fotos, cartazes ou papeis nas paredes e também escrever quaiquer que seja a frase, mesmo bíblicas. Mantenha as paredes limpas e pintadas.26 - Regras de uso da Cozinha.01 - Cozinheiros e ajudantes devem estar em total asseio pessoal. Cabelos penteados, unhas cortadas, barbas feitas ou aparadas e dentes escovados.02 - É obrigatório o uso de boné e avental para cozinheiros e ajudantes. O coordenador deve providênciar isto para o uso.03 - Não é permitida a entrada de pessoas estranhas na coziha e despensa. Só com a autorização do Coordenador.04 - Chão e paredes da cozinha devem ser lavados semanalmente com água sanitária.05 - O cozinheiro chefe deve zelar para servir as refeições pontualmente. 06 - O cozinheiro responsável deve decidir junto com o Coordenador o cardápio do dia.
27 - Regras para uso do banheiro.01 - Em uma Comunidade Terapêutica o banheiro é coletivo. Para maior higiêne você deve desinfetar com água sanitária antes de usar.02 - Não esqueça de puxar a descarga depois do uso e jogar o papel no lixo.03 - O tempo máximo para banho é de 10 minutos e somente uma vez por dia.04 - Após usar o banheiro, seque o chão com rodinho e limpe o lavatório quando fizer a barba.05 - É proibido estar no banheiro em mais de uma pessoa, o uso deve ser individual.06 - O Coordenador deve providênciar para que o banheiro seja lavado e desinfetado diariamente com água sanitária.
Lembre-se que estamos Trabalhando juntos para o bom andamento da casa e que o mais importante é a sua recuperação, embora ela seja individual, você esta em uma comunidade de ajuda mútua onde um prescisa do outro.